quarta-feira, dezembro 06, 2006

O Poder do Branco

É muito diferente a maneira como nos vêem e falam quando estamos de bata branca. Embora hajam sempre refilões, a maior parte das pessoas olha-nos com respeito, admiração ou mesmo medo! Posso passar o corredor dos doentes inteiro sem bata e mal ser notada, mas de bata 90% das cabeças se levantam para ver o que faço ou digo (10% não está em condições pra isso...).

É diferente a atitude perante um administrativo, com quem falam na recepção, melhora geralmente ao lidar com um auxiliar, mais respeito ainda têm quando depois lidam com a bata branca.

Papéis e estatutos...

O nosso estatuto muda, embora nem sempre se dê por isso, pelo menos falo por mim porque há sempre quem se aproveite desse "poder", mas também muda o nosso papel.

As pessoas esperam que sejamos exemplares, em matéria de saúde. Ver um profissional de saúde a fumar ou a ter um comportamento pouco saudável é sempre uma desilusão ou rejeição por parte dos "doentes". Esperam sempre que saibamos o seu diagnóstico ou que consigamos detectar todas as patologias ao realizar o exame, e quando não dizemos nada é porque não nos démos ao trabalho de olhar para o exame ou simplesmente não queremos dizer embora o saibamos. Queixam-se de todos os problemas de saúde, mesmo os que não os levaram à realização daquele exame (os mais velhos, porque os mais novos já começam a agir de forma diferente), que saibamos responder a dúvidas sobre a saúde, datas e opções. Acham que conhecemos toda a gente do Hospital, portanto contam-nos sempre que são primos, vizinhos ou tios-avós de uma enfermeira que trabalhou na outra ponta do Hospital há não sei quantos anos, fazendo uma descrição detalhada da sua aparência para tentar avivar a nossa memória. Queixam-se de dores, gemendo para nos convencer da gravidade do assunto, mesmo sabendo que não passamos receitas de medicamentos nem tão-pouco somos fisioterapeutas.

Muitos estão à espera que sejamos mal educados ou arrogantes e ficam espantados quando apanham uma "miuda" que até é simpática para eles (acham logo que somos estagiárias), pensam que somos todos ricos porque ser médico é sinónimo de riqueza (pobres não somos mas vivemos na classe média, tenho amigos sem curso a ganhar mt mais que eu e até colegas no desemprego...). Alguns perfumam-se e vestem roupa especial para ir ao "médico" (outros cheiram mal que se farta mas é mesmo deles lol)...

É portanto um pau de dois bicos, uma função que implica um papel e um estatuto tão diferente da uma secretária, de uma lojista, de um cozinheiro ou recepcionista, que até se lembram de quem é que lhes fez este ou aquele exame porque memorizam se cumprimos ou não o nosso dever de acordo com as suas expectativas (nós raramente nos lembramos porque passam dezenas ou centenas por dia à nossa frente...).

É engraçado como passamos de "menina" a "doutora" ou "sra enfermeira" ou (como raramente sabem) "sra técnica" com a simples vestimenta de uma bata branca....

Note to self: talvez seja por isso que sempre soube que queria trabalhar num hospital de bata branca mas o que me dá realmente mais gosto é ajudar a tratar das pessoas ;)

Sem comentários: